PlayTable, a mesa digital como ferramenta ludopedagógica para inclusão




Fonte: playtable.com.br

A Playtable é a primeira mesa digital com jogos educativos no Brasil. A Playtable é uma tecnologia educacional que se diferencia de outras como: o uso de várias crianças ao mesmo tempo, não necessita de conexão à internet para se usar e ainda é de fácil manuseio para as crianças com deficiências. A Playtable faz com que todos os alunos participem, incluindo nas atividades tanto crianças deficientes como as outras que não possuem deficiência. Além de a Playtable ser fundamentada principalmente na ludopedagogia, ela ainda torna o processo de aprendizagem muito lúdico, divertindo e interagindo com os alunos.
Um dos principais objetivos da mesa digital para a eduação é auxiliar os professores a explorarem as habilidades dos alunos, tais como: raciocínio, memória, concentração, compreensão e coordenação motora. Com os jogos, as crianças podem ser ajudadas a superar as dificuldades da aprendizagem.
Escolas em Santa Catarina e Rio Grande do Norte já aderiram à mesa digital, como consequência disso, há a ampliação de Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas, tornando o ensino mais desenvolvido para crianças deficientes. Um dado interessante, é que cerca de dois milhões e meio de deficientes tem entre 4 e 17 anos, ou seja, é a idade onde o aprendizado se torna concretizado e com essas tecnologias de inclusão torna-se de fundamental importância para o ensino desses dois milhões e meio de crianças e adolescentes, que com um bom ensino crescerão com um aprendizado mais desenvolvido.
A tecnologia está ligada com a acessibilidade e, assim sendo, tem sido muito utilizada em escolas como ferramenta de inclusão, tais como: livros falados, computadores adaptados, materiais acessíveis e a Playtable é uma delas.

Ludopedagogia seria um segmento da pedagogia dedicado a estudar a influência do elemento lúdico  dentro da educação. Segundo o especialista em ludopedagogia, Cristiano Sieves, “o planejamento de ações de inclusão no ambiente escolar depende basicamente de três fatores:
1- mapeamento das necessidades de adaptação dos estudantes
2- infraestrutura escolar
3- um modelo pedagógico e um plano de ensino que sejam de fato inclusivos.”
Dessa forma, os professores devem recorrer à formação continuada dos materiais disponibilizados pelo MEC para trabalhar com as tecnologias de inclusão, pois assim os professores podem se organizar e ver a melhor forma de aplicação da tecnologia. Além da preparação dos professores, a escola também deve se preparar para a recepção desses instrumentos tecnológicos, de forma a atrair os alunos para a escola.
Fonte: Google Imagens

Por Leonardo Antônio Yamauti Cruz 1796565
Polo – Indaiatuba

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