TABLETS: FERRAMENTA AUXILIADORA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTA


Com as mudanças na sociedade, e na educação, faz com que haja mudanças na pratica educacional, trazendo para a escola as novas mudanças como a educação inclusiva, e seus novos métodos tecnológicos. A tecnologia pode ser uma ferramenta auxiliadora no aprendizado educacional e no convívio social, com os alunos com necessidades educacionais especiais, como a criança com transtorno do espectro autista TEA. Uma ferramenta que pode auxiliar um autista é o tablets, e seus recursos como os aplicativos, fazendo com que os autistas aprendam a escrever, e se comunica, e transformar o mundo virtual em um mundo colaborativo, por meio desta ferramenta tecnológica.
Estudos revelam que crianças autistas tem mais facilidade de aprendizagem, quando a o uso de ferramentas tecnológicas na educação inclusiva na escola, pois é um recurso atraente, e o autista processa de forma mais rápida, fácil, as informações visuais do que informações auditivas, pois utilizando o tablet como ferramenta auxiliadora de transmissão de informação na área visual por isso, pode afirmar-se que o aprendizado será mais eficaz.
Pesquisa feita em uma escola na Bahia, com uma criança autista de oito anos de idade, que leciona no 3° ano do ensino fundamental e apresenta dificuldades de socialização, dificuldades motoras, na área da linguagem e concentração. A professora Claudia, formada em pedagogia a dez anos, e tem experiencia com crianças especiais e autistas, ela diz que a atual pesquisa é com o uso do tablet em sala de aula, com diversos aplicativos que irão auxiliar na aprendizagem dessa criança com autismo.
Com este estudo, a professora poderá identificar quais benefícios e recursos ela usara para a realização das atividades em sala de aula. Para isso a professora usara o tablet como recurso da escrita, utilizando o aplicativo ABC, que foi desenvolvido em 1964 na universidade da Carolina do Norte EUA, para auxiliar no processo de alfabetização de crianças com transtorno de desenvolvimento, e também o bloco de notas onde a criança registra a escrita diária como se fosse um caderno, onde escreve os acontecimentos ocorridos diariamente por ela.
A professora relatou que a criança apresenta dificuldade mas consegue efetuar as atividades de maneira mais significativa e participativa, assim consegue copiar até atividades do livro didático. E com o aplicativo ABC a professora consegue desenvolver a coordenação motora, o raciocínio, o letramento, diferenciação de cores, formas e tamanho. Assim o tablet é usado como uma ferramenta tecnológica assistiva, junto com os conteúdos estudados em sala de aula, faz com que se torna um recurso de apoio e pratica educativa.
Assim a criança autista conseguira elaborar frases e criar suas próprias formas de comunicação. Além de utilizar de tecnologia como ferramenta que auxilia na escrita, na música, pintura, podendo criar suas próprias realidade onde está inserida.
Podemos dizer que o tablete como ferramenta tecnológica, pode ser eficaz para o desenvolvimento de crianças autista, facilitando o processo de ensino e aprendizagem do aluno.
Que a ferramenta tecnológica seja uma proposta capaz de contribuir para o processo de desenvolvimento da criança autista e que os educadores saibam valer-se dos recursos, usando para a motivação e estimulo de seus alunos a aprender por meio do processo de ensino e aprendizagem.


Por Bianca Brizolla Claro RU 1295573 – Polo Indaiatuba

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