Com as mudanças na
sociedade, e na educação, faz com que haja mudanças na pratica educacional,
trazendo para a escola as novas mudanças como a educação inclusiva, e seus
novos métodos tecnológicos. A tecnologia pode ser uma ferramenta auxiliadora no
aprendizado educacional e no convívio social, com os alunos com necessidades
educacionais especiais, como a criança com transtorno do espectro autista TEA.
Uma ferramenta que pode auxiliar um autista é o tablets, e seus recursos como
os aplicativos, fazendo com que os autistas aprendam a escrever, e se comunica,
e transformar o mundo virtual em um mundo colaborativo, por meio desta ferramenta
tecnológica.
Estudos revelam que crianças autistas tem
mais facilidade de aprendizagem, quando a o uso de ferramentas tecnológicas na
educação inclusiva na escola, pois é um recurso atraente, e o autista processa
de forma mais rápida, fácil, as informações visuais do que informações
auditivas, pois utilizando o tablet como ferramenta auxiliadora de transmissão
de informação na área visual por isso, pode afirmar-se que o aprendizado será
mais eficaz.
Pesquisa feita em uma
escola na Bahia, com uma criança autista de oito anos de idade, que leciona no
3° ano do ensino fundamental e apresenta dificuldades de socialização,
dificuldades motoras, na área da linguagem e concentração. A professora
Claudia, formada em pedagogia a dez anos, e tem experiencia com crianças
especiais e autistas, ela diz que a atual pesquisa é com o uso do tablet em
sala de aula, com diversos aplicativos que irão auxiliar na aprendizagem dessa
criança com autismo.
Com este estudo, a
professora poderá identificar quais benefícios e recursos ela usara para a
realização das atividades em sala de aula. Para isso a professora usara o
tablet como recurso da escrita, utilizando o aplicativo ABC, que foi
desenvolvido em 1964 na universidade da Carolina do Norte EUA, para auxiliar no
processo de alfabetização de crianças com transtorno de desenvolvimento, e
também o bloco de notas onde a criança registra a escrita diária como se fosse
um caderno, onde escreve os acontecimentos ocorridos diariamente por ela.
A professora relatou que
a criança apresenta dificuldade mas consegue efetuar as atividades de maneira
mais significativa e participativa, assim consegue copiar até atividades do
livro didático. E com o aplicativo ABC a professora consegue desenvolver a
coordenação motora, o raciocínio, o letramento, diferenciação de cores, formas
e tamanho. Assim o tablet é usado como uma ferramenta tecnológica assistiva,
junto com os conteúdos estudados em sala de aula, faz com que se torna um
recurso de apoio e pratica educativa.
Assim a criança autista
conseguira elaborar frases e criar suas próprias formas de comunicação. Além de
utilizar de tecnologia como ferramenta que auxilia na escrita, na música,
pintura, podendo criar suas próprias realidade onde está inserida.
Podemos dizer que o
tablete como ferramenta tecnológica, pode ser eficaz para o desenvolvimento de
crianças autista, facilitando o processo de ensino e aprendizagem do aluno.
Que a ferramenta
tecnológica seja uma proposta capaz de contribuir para o processo de
desenvolvimento da criança autista e que os educadores saibam valer-se dos
recursos, usando para a motivação e estimulo de seus alunos a aprender por meio
do processo de ensino e aprendizagem.
Por Bianca Brizolla Claro RU 1295573
– Polo Indaiatuba

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