Professora de escola estadual inova ao usar aplicativo para alunos com deficiência auditiva


Fonte: Agência Na Lata, em www.tendenciainclusiva.com.br


A professora de História Marília Ribeiro, docente na Escola Estadual Érico Veríssimo, em Indaiatuba, interior de São Paulo, inovou a maneira de dar as aulas a alunos com deficiência auditiva presentes em uma classe do 9° ano do ensino fundamental II, desde Fevereiro desse ano a mesma passou a utilizar o aplicativo hand talk para facilitar a comunicação e o aprendizado desses alunos, “devido a não possuir formação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) sentia muita dificuldade em apresentar os conteúdos e garantir um aprendizado de qualidade para os alunos com surdez, pesquisando opções na internet e tendo observado que a maioria dos alunos têm acesso aos smartphones acabei por ter conhecimento do aplicativo Hand Talk e resolvi testá-lo na sala de aula”, diz Marília, ao ser perguntada sobre o motivo de optar pelo aplicativo como ferramenta de ensino.
Marília prepara com antecedência os textos e áudios sobre os conteúdos a serem abordados nas aulas e envia para os alunos com deficiência auditiva poderem fazer a leitura em Libras no aplicativo e nos afirma com certa empolgação, “como esses alunos já chegam na sala de aula tendo feito uma leitura prévia dos conteúdos fica mais fácil para os mesmo acompanharem a aula e terem uma maior integração com o restante da classe”.
Mas afinal o que é o Hand Talk?, é um tradutor de bolso gratuito para smartphones e tablets, que converte, automaticamente, texto e áudio para a língua de sinais, tudo isso comandado pelo Hugo, um personagem tridimensional que faz a interpretação simultaneamente, o mesmo foi criado por


Ronaldo Tenório (28), Thadeu Luz (31) e Carlos Wanderlan (32), três jovens empreendedores de Alagoas com o intuito de romper a barreira de comunicação entre ouvintes e deficientes auditivos, em 2013 o app foi eleito pela ONU como “O melhor aplicativo de inclusão social do mundo” em um concurso que contou com 15 mil inscritos.
Voltando à Sala de aula e à professora Marília, a mesma afirma que “pela familiaridade que os adolescentes (entre 14 e 15 anos) têm com uso dos smartphones a utilização do Hand Talk ajudou a promover uma maior integração dos alunos surdos com seus colegas de classe (ouvintes) e que muitos alunos ouvintes passaram a se interessar pelo conhecimento da língua de sinais, inclusive instalando o app para facilitar a comunicação com os colegas deficientes auditivos”. Acompanhei uma aula que Marília deu sobre a civilização grega e pude comprovar o bom entendimento que os alunos surdos tiveram do assunto em questão, um dos alunos, David (15 anos) já tinha 2 questões anotadas que trouxe de casa para perguntar à professora ao final da explicação, outra aluna, Bruna (14 anos) fazia uso constante do aplicativo para interagir com a colega sentada ao seu lado.
Sobre o rendimento escolar Marília afirma que “as notas dos alunos com deficiência auditiva aumentou em torno de 2 pontos em média após o início do uso do app, o que demonstra como um problema de comunicação pode prejudicar o aprendizado de alunos surdos em processo de inclusão educacional”, sobre as vantagens do uso da tecnologia como ferramenta educacional Marília cita a familiaridade e facilidade dos jovens em lidar com a tecnologia e a integração que o uso do app promove entre os alunos, como desvantagem cita o fato de que por usar o app muitos alunos podem não se interessar em aprender a linguagem de sinais tradicional.
Ao ter contato com essa nova realidade, o uso de tecnologias e aplicativos em sala de aula, pude verificar que sendo usadas com os devidos cuidados essas ferramentas podem ajudar em muito o aprendizado de alunos com necessidades especiais, pois como afirma Marília ao final dessa reportagem “ o papel do professor moderno é além de ensinar,integrar os alunos e a tecnologia está aí, disponível para ser utilizada nesse processo, basta expandir a visão para novos horizontes no campo da educação”.

Por – Douglas Corrêa Gomes, RU 1262353
Polo – Indaiatuba

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