Professora Rebeca Alves Silva, formada em
Pedagogia e Pós-Graduada em Educação Especial pelo Centro Universitário
Uninter, do município de Indaiatuba, trabalha na Escola Municipal Cleiton
Miguel, vendo a dificuldade dos alunos do pré 1 da educação infantil, com a
deficiências auditivas propôs o uso do playtable.
A Playmove, de Blumenau (SC), desenvolveu a playtable, a
primeira mesa digital com jogos educativos do país. Sendo essa mesa focada na
ludopedagogia no aprendizado e na formação inicial de crianças em escolas
públicas e privadas.
Para tanto, a PlayTable utiliza jogos interativos que
trabalham diversas disciplinas no aprendizado infantil, do gerenciamento de
atividades à prática da matemática, do exercício da memória à soletragem de
letras da língua portuguesa para completar palavras. Todos com algum tipo de
recompensa no uso que instigam habilidades cognitivas.
Mas o detalhe mais importante da mesa é apontado pelo diretor
executivo da PlayMove, Marlon Souza. A mesa foi projetada para facilitar
a inclusão de crianças com
deficiência.
“A ideia é facilitar a inclusão dos alunos deficientes auditivos
na hora da contação de história. Enquanto o professor mostra a história no
aplicativo, que traz gravuras, escrita e áudio, um vídeo com uma intérprete de
libras é exibido na tela, acompanha o ritmo do áudio e interage com as gravuras
dos livros.”
Outra proposta do playtable é a construção de palavras já que
tem o jogo “PAPA-LETRAS” que permite que os alunos formem as palavras que são
ditas pelo próprio jogo, e ao final o aluno pode gravar seu nome permitindo que
o professor veja. Ajudando na aula de português.
Assim segundo a professora, os deficientes auditivos e alunos
com dificuldade de formulação de palavras se sentiriam mais inclusos na sala de
aula com, os demais alunos, sendo mais estimulados há não faltarem das aulas e
mais participativos, podendo evoluir com os demais colegas.
A professora alega também que outros trabalhos com massinhas,
aprendizagem das horas em libras, contato com os matérias seriam bem úteis, com
o projeto de inclusão social proposto, vário professores aderiram sua ideia e
colocou a escola em ação e os alunos foram incentivados a aprender libras,
assim, com o tempo aprenderam palavras chaves para a interação os alunos
deficientes.
Nesta instituição os professores e alunos conseguiram contém a
exclusão social, sendo que existem varias pessoa que são recriminadas por sua
cor de pele, condição social, física e a exclusão social não para nas escolas, e abrange varias áreas
tais como no emprego, nas lojas, no mercado, padarias, onde pessoas sofrem até
mesmo bullying por seu ”diferente”, uns por ser muito branco, outros negros,
pessoas altas e baixas entre outros.
POR: Bárbara Tereza Brandolin
Campos- 1603987
POLO: Indaiatuba-SP
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