MAIS UM PASSO PARA A INCLUSÃO: NOVO MÉTODO DE ENSINO QUE AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

Fonte: brasil.estadao.com.br

Professores da Escola Ângela Maria situada em Elias Fausto no interior de São Paulo, adotaram o uso do aplicativo PlayDown, que foi desenvolvido especialmente para ajudar as crianças com Síndrome de Down, na intenção de melhorar a inclusão destas crianças no ambiente escolar.

Infelizmente a inclusão não se tornou algo fácil de conseguir nas escolas brasileiras, nem sempre é por preconceito, mas sim por falta de estrutura e profissionais qualificados para recebê-los. Em muitos casos os pais pagam a parte um profissional para acompanhar seu filho durante as aulas, o que não é correto, do contrário as escolas recusam a inscrição de crianças com deficiência, o que também não é correto por lei.

Atitudes devem ser tomadas para acabar com esses obstáculos que impedem os mesmos de ingressarem no meio escolar, desde o primário até o ensino superior. Com base no site Mundo Down, atualmente existem pelo menos 20 brasileiros com síndrome de Down cursando o ensino superior em cursos não adaptados.

Algumas escolas estão buscando meios tecnológicos para ajudar na inclusão de crianças com deficiências intelectuais como, por exemplo, na  escola Ângela Maria, o PlayDown foi conhecido e passou a ser utilizado com os alunos. É um aplicativo lúdico interativo, onde a criança tem opções de jogos, como por exemplos: desenho livre, caça animais, jogo da memória, numeral, entre outros, que incentivam o aprendizado. Por meio de seus sons, cores, formas, animais, números e letras, ele auxilia na coordenação motora, memorização, autodomínio e raciocínio lógico.




Além de incentivar os alunos com Down, acaba gerando uma melhor interação delas com as outras crianças.

Para a realização deste projeto, a prefeitura de Elias Fausto disponibilizou para a escola cinco tablets para ser baixado o aplicativo e utilizado em seu método de ensino. Esse tipo de ação mostra para a cidade a importância de tornar a vida dessas crianças mais fáceis, fazendo com que elas não se sintam diferentes no meio social.

Com isso, a convivência das crianças com Down e seus colegas sem deficiência é muito importante, pois beneficia não só a si mesmas, mas todas as outras crianças em suas atitudes, como no respeito, diálogo, e tolerância com o próximo, contribuindo para o desenvolvimento social e emocional. Além do mais, essas atitudes são importantes para prepará-las para a adolescência e vida adulta.

 Por Letícia Machado, 1374726
Polo – Indaiatuba

Comentários