MAIS UM PASSO PARA A INCLUSÃO: NOVO MÉTODO DE ENSINO QUE AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
Fonte:
brasil.estadao.com.br
Professores
da Escola Ângela Maria situada em Elias Fausto no interior de São Paulo,
adotaram o uso do aplicativo PlayDown, que foi desenvolvido especialmente para
ajudar as crianças com Síndrome de Down, na intenção de melhorar a inclusão
destas crianças no ambiente escolar.
Infelizmente
a inclusão não se tornou algo fácil de conseguir nas escolas brasileiras, nem
sempre é por preconceito, mas sim por falta de estrutura e profissionais
qualificados para recebê-los. Em muitos casos os pais pagam a parte um
profissional para acompanhar seu filho durante as aulas, o que não é correto,
do contrário as escolas recusam a inscrição de crianças com deficiência, o que
também não é correto por lei.
Atitudes
devem ser tomadas para acabar com esses obstáculos que impedem os mesmos de
ingressarem no meio escolar, desde o primário até o ensino superior. Com base
no site Mundo Down, atualmente existem pelo menos 20 brasileiros com síndrome de
Down cursando o ensino superior em cursos não adaptados.
Algumas
escolas estão buscando meios tecnológicos para ajudar na inclusão de crianças
com deficiências intelectuais como, por exemplo, na escola Ângela Maria, o PlayDown foi conhecido
e passou a ser utilizado com os alunos. É um aplicativo lúdico interativo, onde
a criança tem opções de jogos, como por exemplos: desenho livre, caça animais,
jogo da memória, numeral, entre outros, que incentivam o aprendizado. Por meio
de seus sons, cores, formas, animais, números e letras, ele auxilia na
coordenação motora, memorização, autodomínio e raciocínio lógico.
Além
de incentivar os alunos com Down, acaba gerando uma melhor interação delas com
as outras crianças.
Para
a realização deste projeto, a prefeitura de Elias Fausto disponibilizou para a
escola cinco tablets para ser baixado o aplicativo e utilizado em seu método de
ensino. Esse tipo de ação mostra para a cidade a importância de tornar a vida
dessas crianças mais fáceis, fazendo com que elas não se sintam diferentes no
meio social.
Com
isso, a convivência das crianças com Down e seus colegas sem deficiência é
muito importante, pois beneficia não só a si mesmas, mas todas as outras
crianças em suas atitudes, como no respeito, diálogo, e tolerância com o
próximo, contribuindo para o desenvolvimento social e emocional. Além do mais,
essas atitudes são importantes para prepará-las para a adolescência e vida
adulta.
Por Letícia Machado, 1374726
Polo
– Indaiatuba

Comentários
Postar um comentário