Fonte:
http://playtable.com.br/blog/o-papel-da-tecnologia-para-inclusao-no-ambiente-escolar/
No
ano de 2016 se fez valer a Lei Brasileira de Inclusão, que entrou em vigor em 2
de janeiro. Com isso as instituições escolares precisam buscar alternativas
para receber essa criança, levando em consideração qualquer tipo de
deficiência, para facilitar seu desenvolvimento, independente da necessidade,
sendo uma das opções a tecnologia. Lembrando que não substitui as praticas,
planejamento pedagógico que são importantes como massinha de modelar, dobradura
com papel ou pintura com tintas, etc. Usar a Playtable (mesa digital) com um
objetivo, com o intuito de um aprender específico.
A Playtable
é uma mesa digital desenvolvida no Brasil, totalmente interativa e
multidisciplinar, trás jogos e aplicativos que são projetados por professores e
especialistas, para assim utilizar a linguagem e conteúdos adequados pelo MEC.
Uma
escola da cidade de Indaiatuba-SP, já em funcionamento há 16 anos é renomada
sendo ela uma escola de educação infantil particular, com a chegada de um aluno
Antony com Síndrome de Down, adotou sua primeira Playtable para que o seu mais
novo aluno de 3 anos tivesse um bom desempenho. Então, a professora da turma
Ana Carolina (carinhosamente chamada por todos de Carol), sendo super dedicada,
juntamente com a coordenação pedagógica foram buscar aprender todos os
benefícios disponíveis e toda disposição do produto, para poder trazer total
material ao recém-chegado, que levará todos a aprender. Mesmo já conhecendo
sobre a Síndrome, tudo muito superficial, buscar e trazer para o convívio
escolar era um desafio importante.
Após
dias passando e toda a adaptação feita, bons resultados foram atingidos para
início, os alunos da turma estão interagindo e adorando o amigo novo.
Carol
e seus planejamentos diários reforçam as atividades tecnológicas em sala com
toda a turma, todo aprendizado em forma de brincar para se obter um
aproveitamento sobre tudo aprendido para o melhor desenvolvimento da turma e
principalmente do Antony em seu primeiro ano na escola.
Os
estímulos da aprendizagem utilizando a tecnologia como uma ferramenta para a
inclusão de crianças com Down, sabendo que seu processo de aprendizagem se dá
de forma mais lenta que a de crianças da mesma idade, dificuldades em
concentração, memorização e atenção. Os aplicativos podem tornar mais acessível
a essas crianças, pois costuma se dar atividades dinâmicas e interativas.
Um
melhor resultado se tem quando se leva em consideração a presença de imagens,
sons e ludicidade, focando na percepção, atenção, memória e organização.
Aplicações que tem como permitido a repetição ajuda bastante no processo de
aprendizagem.
A
acessibilidade e direito de aprender faz reduzir as diferenças sociais, com a
tecnologia para inclusão é um meio de oferecer novas formas de aprendizagem e
desenvolvimento, quando bem utilizada e em andamento com os projetos
pedagógicos os alunos certamente terão um bom avanço no desempenho escolar.
Por Juliana Cassiara Valim Costa, RU
1735667.
Polo – Indaiatuba/ SP

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