A tecnologia para inclusão é um dos meios de oferecer novas formas de aprendizado e desenvolvimento

Fonte: http://playtable.com.br/blog/o-papel-da-tecnologia-para-inclusao-no-ambiente-escolar/
No ano de 2016 se fez valer a Lei Brasileira de Inclusão, que entrou em vigor em 2 de janeiro. Com isso as instituições escolares precisam buscar alternativas para receber essa criança, levando em consideração qualquer tipo de deficiência, para facilitar seu desenvolvimento, independente da necessidade, sendo uma das opções a tecnologia. Lembrando que não substitui as praticas, planejamento pedagógico que são importantes como massinha de modelar, dobradura com papel ou pintura com tintas, etc. Usar a Playtable (mesa digital) com um objetivo, com o intuito de um aprender específico.
A Playtable é uma mesa digital desenvolvida no Brasil, totalmente interativa e multidisciplinar, trás jogos e aplicativos que são projetados por professores e especialistas, para assim utilizar a linguagem e conteúdos adequados pelo MEC.
Uma escola da cidade de Indaiatuba-SP, já em funcionamento há 16 anos é renomada sendo ela uma escola de educação infantil particular, com a chegada de um aluno Antony com Síndrome de Down, adotou sua primeira Playtable para que o seu mais novo aluno de 3 anos tivesse um bom desempenho. Então, a professora da turma Ana Carolina (carinhosamente chamada por todos de Carol), sendo super dedicada, juntamente com a coordenação pedagógica foram buscar aprender todos os benefícios disponíveis e toda disposição do produto, para poder trazer total material ao recém-chegado, que levará todos a aprender. Mesmo já conhecendo sobre a Síndrome, tudo muito superficial, buscar e trazer para o convívio escolar era um desafio importante.
Após dias passando e toda a adaptação feita, bons resultados foram atingidos para início, os alunos da turma estão interagindo e adorando o amigo novo.
Carol e seus planejamentos diários reforçam as atividades tecnológicas em sala com toda a turma, todo aprendizado em forma de brincar para se obter um aproveitamento sobre tudo aprendido para o melhor desenvolvimento da turma e principalmente do Antony em seu primeiro ano na escola.
Os estímulos da aprendizagem utilizando a tecnologia como uma ferramenta para a inclusão de crianças com Down, sabendo que seu processo de aprendizagem se dá de forma mais lenta que a de crianças da mesma idade, dificuldades em concentração, memorização e atenção. Os aplicativos podem tornar mais acessível a essas crianças, pois costuma se dar atividades dinâmicas e interativas.
Um melhor resultado se tem quando se leva em consideração a presença de imagens, sons e ludicidade, focando na percepção, atenção, memória e organização. Aplicações que tem como permitido a repetição ajuda bastante no processo de aprendizagem.

A acessibilidade e direito de aprender faz reduzir as diferenças sociais, com a tecnologia para inclusão é um meio de oferecer novas formas de aprendizagem e desenvolvimento, quando bem utilizada e em andamento com os projetos pedagógicos os alunos certamente terão um bom avanço no desempenho escolar.
Por Juliana Cassiara Valim Costa, RU 1735667.
Polo – Indaiatuba/ SP 

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