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A chegada de 2016 fez
valer a Lei Brasileira de Inclusão, que entrou em vigor desde o dia 2 de
janeiro. Com isso os diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e
professores devem rever o seu papel na gestão escolar. É preciso buscar
alternativas que promovam a inserção de crianças com qualquer tipo de
deficiência no ambiente escolar e facilitem o seu desenvolvimento, independente
da necessidade.
Quem é responsável pelo
uso de ferramentas tecnológicas com alunos de inclusão. Os responsáveis pelo
crescimento da tecnologia oferecido à sociedade atual nas escolas para
necessidade da inclusão digital é o (TIC) tecnologia da informação e
comunicação, um sistema educacional inclusivo de recursos que facilitam o
acesso às informações, conteúdos curriculares e conhecimentos em geral, por
parte de toda a diversidade de pessoas dentre elas as que apresentam
necessidades especiais, que faz valer a inclusão dos indivíduos neste espaço.
Onde acontece uso de
ferramentas tecnológicas com alunos de inclusão. A escola é um ambiente que
oferece o serviço de uma metodologia de ensino a favor da interação dos alunos
com necessidades especiais, uma ação educacional que envolve o professor, e o
aluno como sujeito no espaço de interação e comunicação do uso de recursos
tecnológicos, no processo de ensino-aprendizagem passa por mudanças de
aprendizagem e instrução de computadores, objetivos específicos, a fim de se
produzir uma educação eficaz.
Exemplos de recursos
tecnológicos utilizados pelos alunos, impressão em Braille, lupas, teclados
especiais, software com acessibilidade, recebem todo o material didático e
livros em CD digital, com os quais realizam a leitura. Os alunos também
utilizam o ambiente virtual de aprendizagem (AVA), é um recurso tecnológico que
permite a interação entre professores e alunos em diferentes localidades.
O que é uso de
ferramentas tecnológicas com alunos de inclusão. É o uso
das tecnologias para a acessibilidade e inclusão que só cresce no Brasil e no
mundo, noo contexto escolar há muitos profissionais que atuam com a educação
básica, não tem acesso ou conhecimento para o uso dessas ferramentas
tecnológicas. Com um uso correto das ferramentas tecnológicas e com orientações
bem definidas das atividades curriculares por parte do professor, facilita o
interesse do aluno pelo conteúdo e estimula o processo de aprendizagem.
Quando acontece o uso de
ferramentas tecnológicas com alunos de inclusão. Atualmente vivemos em um mundo moderno,
em que tudo gira em torno de tecnologias, acontece em qualquer lugar, deparamos
com informações que são processadas e compartilhadas em tempo real por meio das
mídias digitais. A cada dia são apresentadas inovações tecnológicas, que trazem
benefícios para sociedade, seja nas áreas da informação, transporte, educação,
saúde entre outras,
A escola é um contexto
diferenciado e, por características próprias para a inclusão, os avanços na
educação é organizado em ordem de forma a ser apresentado de acordo com as
potencialidades das crianças, matriculadas em salas de aula por faixa etária. O
movimento da inclusão é como a garantia de acesso, permanência e sucesso da
criança com deficiência,
Como é o uso de
ferramentas tecnológicas com alunos de inclusão. Estimulando o aprendizado e
incluindo os deficientes no ambiente escolar, é importante que as ferramentas
escolhidas promovam a interação entre as crianças de forma lúdica contribuindo
para o seu desenvolvimento. O uso da tecnologia para a educação pode facilitar
o desenvolvimento motor, tanto para movimentos amplos, como para a motricidade
e outras atividades como: massinha de modelar, dobraduras com papel ou pintura
com tintas, com paciência e a atenção.
Por que o uso de
ferramentas tecnológicas com alunos de inclusão. Por que pode promover uma
maior diversidade de situações de construção das aprendizagens, com maior
motivação, uma melhor assimilação de conceitos e de processos mais complexos e
a possibilidade de garantir mais empenho e esforço por parte do aluno nas
atividades escolares. As Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação são
benéficas, quando as mesmas são usadas para a aprendizagem do aluno.
LEI Nº 13.146, DE 6 DE
JULHO DE 2015. Art. 1º. É instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com
Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a
promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades
fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e
cidadania.
Ilma Nunes de Souza Leal – RU: 1502567
Polo
– Indaiatuba - SP

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