A TECNOLOGIA E INCLUSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR


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A chegada de 2016 fez valer a Lei Brasileira de Inclusão, que entrou em vigor desde o dia 2 de janeiro. Com isso os diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e professores devem rever o seu papel na gestão escolar. É preciso buscar alternativas que promovam a inserção de crianças com qualquer tipo de deficiência no ambiente escolar e facilitem o seu desenvolvimento, independente da necessidade.
Quem é responsável pelo uso de ferramentas tecnológicas com alunos de inclusão. Os responsáveis pelo crescimento da tecnologia oferecido à sociedade atual nas escolas para necessidade da inclusão digital é o (TIC) tecnologia da informação e comunicação, um sistema educacional inclusivo de recursos que facilitam o acesso às informações, conteúdos curriculares e conhecimentos em geral, por parte de toda a diversidade de pessoas dentre elas as que apresentam necessidades especiais, que faz valer a inclusão dos indivíduos neste espaço.
Onde acontece uso de ferramentas tecnológicas com alunos de inclusão. A escola é um ambiente que oferece o serviço de uma metodologia de ensino a favor da interação dos alunos com necessidades especiais, uma ação educacional que envolve o professor, e o aluno como sujeito no espaço de interação e comunicação do uso de recursos tecnológicos, no processo de ensino-aprendizagem passa por mudanças de aprendizagem e instrução de computadores, objetivos específicos, a fim de se produzir uma educação eficaz.
Exemplos de recursos tecnológicos utilizados pelos alunos, impressão em Braille, lupas, teclados especiais, software com acessibilidade, recebem todo o material didático e livros em CD digital, com os quais realizam a leitura. Os alunos também utilizam o ambiente virtual de aprendizagem (AVA), é um recurso tecnológico que permite a interação entre professores e alunos em diferentes localidades.
O que é uso de ferramentas tecnológicas com alunos de inclusão. É o uso das tecnologias para a acessibilidade e inclusão que só cresce no Brasil e no mundo, noo contexto escolar há muitos profissionais que atuam com a educação básica, não tem acesso ou conhecimento para o uso dessas ferramentas tecnológicas. Com um uso correto das ferramentas tecnológicas e com orientações bem definidas das atividades curriculares por parte do professor, facilita o interesse do aluno pelo conteúdo e estimula o processo de aprendizagem.
Quando acontece o uso de ferramentas tecnológicas com alunos de inclusão.  Atualmente vivemos em um mundo moderno, em que tudo gira em torno de tecnologias, acontece em qualquer lugar, deparamos com informações que são processadas e compartilhadas em tempo real por meio das mídias digitais. A cada dia são apresentadas inovações tecnológicas, que trazem benefícios para sociedade, seja nas áreas da informação, transporte, educação, saúde entre outras,
A escola é um contexto diferenciado e, por características próprias para a inclusão, os avanços na educação é organizado em ordem de forma a ser apresentado de acordo com as potencialidades das crianças, matriculadas em salas de aula por faixa etária. O movimento da inclusão é como a garantia de acesso, permanência e sucesso da criança com deficiência,
Como é o uso de ferramentas tecnológicas com alunos de inclusão. Estimulando o aprendizado e incluindo os deficientes no ambiente escolar, é importante que as ferramentas escolhidas promovam a interação entre as crianças de forma lúdica contribuindo para o seu desenvolvimento. O uso da tecnologia para a educação pode facilitar o desenvolvimento motor, tanto para movimentos amplos, como para a motricidade e outras atividades como: massinha de modelar, dobraduras com papel ou pintura com tintas, com paciência e a atenção.
Por que o uso de ferramentas tecnológicas com alunos de inclusão. Por que pode promover uma maior diversidade de situações de construção das aprendizagens, com maior motivação, uma melhor assimilação de conceitos e de processos mais complexos e a possibilidade de garantir mais empenho e esforço por parte do aluno nas atividades escolares. As Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação são benéficas, quando as mesmas são usadas para a aprendizagem do aluno.
LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Art. 1º. É instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

 Ilma Nunes de Souza Leal – RU: 1502567
Polo – Indaiatuba - SP

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