A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA PARA A INCLUSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR


A lei brasileira de inclusão entrou em vigor no dia 2 de janeiro de 2016.e prevê que o educador busque opções que promovam a colocação de crianças com qualquer tipo de deficiência independente da necessidade. Uma das opções que começa a aparecer e a tecnologia para inclusão dos deficientes.
O pesquisador Teófilo Alves Galvão Filho, doutor e mestre em educação, afirma que a tecnologia é uma área de conhecimento de caráter interdisciplinar. Ela engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que visam promover a funcionalidade relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
Entre as alternativas de tecnologia estão: o teclado alternativo, os livros e publicações em áudio, softwares para reconhecimento de fala, leitores de tela e sintetizadores de voz e a mesa digital.  Por ser uma tecnologia que envolva um número maior de crianças a mesa digital (PlayTable) está sendo um dos recursos mais usados pelas escolas no que diz respeito a inclusão.
A primeira mesa digital desenvolvida no Brasil, a PlayTable possui abrangente interatividade, ela utiliza a mais adequada comunicação, de forma acessível para as crianças, sendo projetada por professores de áreas distintas. Uns de seus pontos positivos é a tela sensível ao toque humano acessível a crianças com deficiência motora ou psíquica. Oferecendo uma forma simples e eficiente para se trabalhar com inclusão. Essa mesa é considerada uma ferramenta muito útil, já que apresenta fases de ensino adequadas. Alinhada com a ludopedagogia a mesa digital ensina enquanto as crianças se divertem e estimula o desenvolvimento dentro da linguagem delas que é a brincadeira. Os jogos possuem diferentes níveis de aprendizado (fácil, intermediário e avançado), e é muito resistente, preparada para ambientes com muitas crianças. A PlayTable é indicada tanto para educação infantil quanto para os anos iniciais, os aplicativos nela inseridos desenvolvem o raciocínio lógico, a memorização,atenção, paciência e também a coordenação motora, deixando os alunos mais curiosos, concentrados e comprometidos.

Para que a inclusão se torne algo palpável, uma série de barreiras deve ser quebrada. É preciso reconhecer o desenvolvimento humano e sua dependência com o processo de ensino aprendizagem. Toda comunidade escolar deve ser envolta no desenvolvimento e investimento de novas tecnologias que facilitem a inclusão. Concluí que para o processo de inclusão escolar é necessária uma transformação no sistema de ensino que venha trazer benefícios para toda e qualquer pessoa, levando em conta as necessidades pessoais de cada um, e não mais somente as suas limitações.

Maria Jaqueline De Oliveira. RU: 1780624
Polo – Indaiatuba-SP

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