APLICATIVOS QUE VEM AJUDANDO CRIANÇAS ESPECIAIS EM SUA INTERAÇÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO NAS ESCOLAS ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO
Fonte:
www.livox.com.br
A inclusão de alunos com
necessidades especiais nas escolas vem crescendo em nosso pais, mas esse número
ainda é muito baixo, muitas escolas tem buscado mais informações sobre esse
assunto e suas formas em atender essa demanda, mas muitas vezes são barradas em
melhorias por conta do alto custo, sendo assim, algumas delas vão se adequando
conforme a demanda desses alunos.
Não existe um modelo a ser
seguido, até mesmo porque cada deficiência é especial e muito particular para
cada aluno, e o mesmo método nem sempre será o mesmo para todos, e esse é o
olhar da escola quando se recebe alunos com alguma necessidade especial, a
tecnologia vem para ajudar, acrescentar e melhorar essa vida no âmbito educacional,
mas como será feito isso? É nessa pergunta que será feita a diferença para as
escolas que vem recebendo esses alunos. Como as escolas vem se preparando para
essa demanda?
Uma das bases da educação
especial é justamente socializar esse aluno, fazer com que esse aluno independente
de sua deficiência se aproxime cada vez mais da interação de uma sala de aula,
e em alguns casos inserindo ferramentas que possa facilitar essa aproximação.
Umas dos maiores problemas
enfrentados na inclusão desses alunos especiais é justamente a dificuldade em
se expressar, se comunicar e até mesmo em falar, o que dificulta sua integração
com o professor, e com a toda a sala de aula, e sabemos que essa dificuldade
muitas vezes deixa o aluno agressivo, prejudicando seu crescimento pedagógico,
e sua interação com os colegas.
A dificuldade das escolas
em incluir esses alunos com deficiência é a necessidade do investimento para mantê-lo,
um aluno com deficiência precisa sem dúvida de uma atenção mais privilegiada, e
as salas de aula tem apenas um professor, quanto muito em algumas escolas um
monitor para ajudar, o qual muitas vezes não tem tempo, pois tem muitos alunos
ou não tem instrução suficiente para lidar e acompanhar esse aluno, e para que
esse aluno possa manter um contato mais dinâmico com o professor e com seus
colegas de sala, aplicativos foram criados para ajudar esses educadores, sem
grandes investimentos.
O aplicativo chamado Livox
que significa liberdade em voz alta, criado justamente para oferecer essa
liberdade de se expressar, utilizado para comunicação em casa com a família,
mas veio para contribuir muito para as escolas, nele o professor pode montar
uma estrutura de aula para aquele aluno, seleciona no tablet dela e
compartilhar com o tablet do aluno, assim o professor pode trazer a aula
montada para esse aluno e conseguir trabalhar com ele o mesmo conteúdo do
restante da sala, tendo o aluno a possibilidade de tirar suas dúvidas em sala
de aula, e o melhor desse aplicativo é que não é necessário o uso da internet.
Outro atrativo desse
aplicativo é que ele conta com o chamado “toque inteligente” pois é o único com
um algoritmo inteligente chamado IntelliTouch que corrige o toque imperfeito da
pessoa com deficiência, facilitando aqueles com deficiência em movimentos de
mãos e braços.
Esse aplicativo pode ser
utilizado para todo tipo de deficiência que impede de alguma forma essa criança
ou adulto a se expressar, dificuldades com movimentos, falas, algum atraso
intelectual, ou seja, é um aplicativo que pode ser moldado para cada
necessidade, podendo trabalhar junto com o professor de forma mais dinâmica,
aproximando esse aluno cada vez mais com o professor.
Mas o aplicativo Livox tem
um custo para sua utilização, até mesmo pela demanda de estrutura que poderá
ser formado, mas já existe planos com descontos e formas de pagamento que podem
facilitar muito para as instituições educacionais.
Outro aplicativo que tem
ajudado muito no desenvolvimento dessas crianças é o chamado ABC Autismo, um aplicativo
gratuito, que pode ser acessado de qualquer smartphone ou tablet, e foi criado
para ajudar no desenvolvimento da alfabetização, coordenação motora, entre
outras, esse aplicativo já vem sendo usado em várias escolas como forma de
apoio nas execuções dos trabalhos de alfabetização, suas atividades se baseiam
em movimentos repetitivos para treinar coordenação motora, montagens de
palavras para o conhecimento das letras, bem como, para criação de palavras,
tem sido uma ferramenta que vem auxiliando cada vez mais no trabalho do
educador.
Todos esses aplicativos estão
vindo para contribuir e muito para a educação dessas crianças com algumas necessidades
especiais, e para que esses aplicativos sejam utilizado de forma efetiva os profissionais
da educação estão buscando cada vez mais conhecimento, o que tem ajudado nesse
aumento da inclusão.
Todas as informações sobre
o aplicativo Livox poderá ser encontrada no site www.livox.com.br e o
ABC Autismo poderá ser acessado através play store de qualquer aparelho
smartphone ou tablet.
Por Priscila Monteiro de Souza Bandiera
Polo – Indaiatuba
Comentários
Postar um comentário